Diretoria 2015 – 2018
Presidente
Rafael Lucchesi – Brasil
Formado em Economia pela Universidade Federal da Bahia e Professor de Economia na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia,Brasil.
Atualmente, Sr. Lucchesi é o Diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional das Indústrias Brasileiras (CNI) e Diretor Geral doSENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) no Brasil.
Ocupou o cargo de Diretor de Operações da CNI de 2007 a 2010 e é ex Secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estadoda Bahia (2003-2006). Presidiu o Conselho Nacional de Secretários da Ciência e Tecnologia (CONSECTI) de 2005 e 2006, e de 1996 a 2002,foi o Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) na Bahia.
Como Diretor Geral do SENAI, Sr. Lucchesi foi indicado como Delegado Oficial do Brasil para a WorldSkills International e também é umdos Membros do Conselho de Curadores da WorldSkills Foundation
Vice Presidente para Assuntos Especiais
Arsenio Fernández Calatayud – Chile
Tem desenvolvido diversas atividades laborais relacionadas com a Formação Técnica desde 1985, desempenhando até 1997 atividades de Diretor de diversos estabelecimentos de Educação Técnica de Nível Médio da especialidade Agropecuária, no Liceu Agrícola La Patagônia de Coyhaique, na Escola Agrícola Superior de Molina e no Instituto Agrícola Pascual Baburizza.
Desde 1998 até 2006 assume a função de Gerente de Administração e Finanças da Corporação Educacional da Sociedade Nacional de Agricultura, tendo como responsabilidade a Gerência Geral desde 2007.
É graduado Engenheiro Agrónomo pela Pontifícia Universidade Católica de Chile no ano de 1979, e diplomado em Administração de Empresas nas Universidades de Talca e Universidade Católica de Chile.
No ano de 2015 compartilhou responsabilidades na criação da Fundação WorldSkills Chile, da qual é Presidente.
Também desempenhou funções públicas, no Ministérios da Agricultura e no Ministério do Interior de Chile, e em empresas privadas como Gerente de empresa frutícola.
Vice Presidente para Assuntos Estratégicos
Jorge Ignácio Luna Becerra – México
Delegado Oficial do México na Worldskills Americas desde 2013, eleito Vice Presidente de Assuntos Estratégicos na Assembleia Geral de maio de 2015. Conseguiu a reativação do México como membro pleno da WorldSkills Internacional. Com 52 anos de idade e experiência ampla no setor privado começa sua carreira como Servidor público, ocupando diversos cargos como: Prefeito do município de Salamanca, em Guanajuato; Delegado da Procuradoria Federal do Consumidor em Guanajuato; Deputado Local no Congresso do Estado de Guanajuato, na LVIII legislatura presidindo as comissões de Desenvolvimento Econômico e Obra Pública, Empresário da Indústria Química.
Desde 2012 é Diretor do Colégio de Educação Profissional Técnica do Estado de Guanajuato, onde destaca sua tendência pelas organizações altamente efetivas, sendo seu selo distintivo em sua gestão, impulsando a Delegação Mexicana na sua participação na WorldSkills São Paulo 2015, contribuindo com uma delegação que competirá em 18 Ocupações.
Vice Presidente do Comitê Estratégico
Ileana Leandro Goméz – Costa Rica
Trabalha na Formacao Profissional desde 1996, trabalhando como professora, coordenadora, responsavel pelo processo de planejamento eavaliacao curricular, Diretora da Unidade Tecnica do Setor da Industria Alimenticia do INA – Costa Rica, onde foi responsavel por seissubunidades tecnicas relacionadas com diferentes processos que compoem a industrializacao dos alimentos, mantendo estreita relacao com osetor da industria alimenticia, bem como nas cameras representantes, entidades publicas de Controle de Doencas e do Ensino Superior.
Atualmente e Gerente Tecnológica do INA – Costa Rica e e responsável das 12 unidades técnicas que pesquisam e desenham serviços de capacitação e formação profissional, abrangendo diferentes setores econômicos e produtivos do pais. Sua experiencia inclui duas Competições Internacionais, cinco Competições Nacionais como juíza na área de Gastronomia. Graduou-se em Administração de Empresas e tem experiencia na formação profissional, desenho e avaliação e Sistemas de Gestão da Qualidade.
Vice Presidente para Assuntos Técnicos
Scott Norman – Estados Unidos da América
Scott Norman trabalha na área de transportes desde 1988, onde começou como técnico na área automotiva com a formação de mecânico automotivo. Recebeu a o titulo de bacharel em Tecnologia Automotiva antes de ser contratado pelas empresas General Motors e Chrysler Corporation. Durante 14 anos, atuou como educador na formação de técnicos automotivos antes de receber o titulo de Mestre no Colégio de Educação e se transferir para o ambiente acadêmico em 2007. Atualmente, e Professor Assistente de Tecnologia Automotiva na Universidade de Pittsburg State.
Sua experiencia em competições de formação profissional iniciou-se em 1997 atuando como Avaliador na Tecnologia Automotiva pela Competição Nacional da Skills USA, tornando-se Avaliador Líder dessa ocupação em 2007. Veio a ser técnico preparador do competidor USA da ocupação de Tecnologia Automotiva para a WorldSKills, competição de 2009 e para a primeira WorldSkills Américas em 2010.
Em 2011, foi Observador Oficial na WorldSkills 2011 Londres, e em 2012 foi nomeado Delegado Técnico da Equipe USA. Na segunda WorldSkills Américas em 2012, atuou como Juri Presidente em 5 ocupações de áreas diferentes. Professor Norman tem sido envolvido em mais de 25 ocupações em competições de formação profissional nos níveis estadual, nacional e internacional, e atualmente trabalha em direção a formação de Especialista em Educação para Desenvolvimento da Mão de Obra Especializada.
Vice Presidente do Comitê Técnico
Yesid Rusinque – Colômbia
Sou profissional em Engenharia de Sistemas da Universidade nacional da Colômbia e conto com um mestrado em Administração na mesma entidade.
Ingressei ao Serviço Nacional de Aprendizagem (SENA) da Colômbia em 1995, especificamente al Centro de Eletricidade, Eletrônica e Telecomunicações de Bogotá, para trabalhar no desenvolvimento e implementação do sistema de informação da entidade, tendo logo a maravilhosa oportunidade de ser instrutor nas áreas de Redes de Computadores, Desenvolvimento de Softwares e Manutenção de Equipamentos de Computação.
No ano de 2001 passei a Diretoria de Formação Profissional da Direção Geral, onde participei no desenvolvimento de projetos inovadores de alto impacto para o SENA como a formação virtual, as Unidades Móveis e Itinerantes, a Rede de TecnoParques e a implementação de ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicações (TIC) para fortalecer os processos de formação.
Entre 2010 e 2013 fui Coordenador do Grupo de Inovação Tecnológica para a Formação do SENA, ao qual se designou à Gestão da Estratégia da Worldskills Colômbia no ano de 2011, momento desde o qual tem vindo desempenhando a função de Delegado Técnico da Colômbia ante a WorldSkills Americas e WorldSkills International.
Estou convencido de que as Competições de Ocupações são uma poderosa ferramenta de melhorar a qualidade os processos de formação do SENA, pois nos permitem medir com entidades similares de outros países e reconhecer as melhores práticas a nível mundial, além de identificar as tecnologias de ponta e as tendências globais dos diferentes setores de conhecimento. Entretanto, creio que o maior contribuição é a oportunidade de formar redes de contatos que nos permitam criar sinergias e trabalhos colaborativos entre diferentes membros, para melhorar os processos de formação, oferecendo ao setor produtivo aprendizes de alta qualidade e relevância, para favorecer o desenvolvimento de nossos países.
Vice Presidente para Assuntos de Educação Profissional
Maura Corporán Solano – República Dominicana
Sra. Corporán tem 25 anos de experiência na área de Educação e Formação Profissional, dos quais 20 anos correspondem ao Instituto Nacional de Formação Técnico Profissional (INFOTEP) da República Dominicana. Duranteesses anos desempenhou oito (8) cargos, desde o nível Técnico até o nível Gerencial. Atualmente está como Gerente de Normas eDesenvolvimento Docente.
Dentre suas responsabilidades está a de promover projetos de desenvolvimento tecnológico e didático, aplicados a formação profissional. A respeito disso, desde que é a administradora, tem sido responsável em impulsionar e estabelecer o sistema de formação por competência e treinamento a distância no INFOTEP. O projeto mais recente é a participação do INFOTEP em eventos tecnológicos internacionais como a WorldSkills Américas, atuando como Delegada Técnica da República Dominicana na competição de 2010 no Rio de Janeiro, Brasil.Atualmente é a Vice Presidente do Comitê de Educação e Formação Profissional da WorldSkills Américas.
Formada em Psicologia, mestra em Administração Pública e Ciências da Educação com especialização em Currículos, Instrução e Tecnologia. Além disso tem realizado diferentes cursos nacionais e internacionais sobre Formação Profissional, Capacitação e Emprego,Produtividade, Gestão de Qualidade, Gestão de Projetos, Aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação da Formação Profissional e Sistemas de Formação e Certificação de Qualificação Profissional, entre outros.
Vice Presidente do Comitê de Educação Prossional
Nadine Leachman – Jamaica
Sra. Nadine Leachman – Diretora Regional, Ministério da Educação da Jamaica. Vem atuando como educadora pelos últimos vinte e noveanos (29) com foco especial na Educação Técnica Vocacional (TVE) em escolas de ensino médio. Atuou em áreas especiais como Professora,Chefe de Departamento, Especialista em Educação, Assessora de Exames Externos e Chefe de Educação, com responsabilidades especiais desupervisão em escolas TVE. Sua atuação mais substancial é como Chefe de Educação Superior do Ministério da Educação envolvendocoordenação e planejamento de programas em escolas de ensino médio.
Desde 2004, participa das etapas Nacionais da WorldSkills, e em 2010, participou da WorldSkills Americas no Brasil e atualmente é aDelegada Técnica da Jamaica na WorldSkills International.
Formada em Bacharel de Educação em Economia Doméstica, Mestra em Educação e no presente momento, está se preparando para PhD emAdministração Educacional.
Para a WorldSkills Americas, Nadine Leachman foi eleita para atuar como Vice President for Special Affairs.
Vice Presidente para Assuntos de Marketing e Relações Institucionais
Vinicio Morales – Guatemala
Tem trabalhando em Formação Profissional por 26 anos, iniciando com o desenho e produção de material educativo escrito, áudio, vídeo e modelos didáticos. Esteve a cargo do Centro de Multimídia e Desenho de Programas Gerais na Divisão Técnica do INTECAP. Foi responsável pela Imagem, Publicidade e Comunicações do INTECAP durante 8 anos e atualmente é responsável pelas Relações Internacionais do INTECAP, na Guatemala. Na WorldSkills tem sido o Delegado Oficial e tem coordenado as competições internas da Guatemala. No campo pessoal é arquiteto e licenciado em Arte, sendo autor, diretor e docente de arte dramática multipremiado nacionalmente. Desenvolveu o currículo do curso de licenciatura de Desenho Gráfico nas especialidades de Multimídia e Editorial na tricentenária Universidad de San Carlos de Guatemala. Valoriza profundamente a Gestão do Conhecimento, assim como os Valores Éticos, Morais e Profissionais na Formação Profissional.
Vice Presidente do Comitê de Marketing e Relações Institucionais
Eleno Agapito Bron Gonzáles – Paraguay
Tem trabalhado no sistema de Formação Profissional desde 1991, no Serviço Nacional de Promoção Profissional (SNPP), como Instrutor deEletrônica Industrial, Programação de Computadores, Coordenador e Diretor do Centro de Promoção Profissional Paraguaio-Japonês, CPP-PJ, unidade de formação profissional do SNPP na cidade de San Lorenzo – Paraguai, onde se formam 8.000 estudantes anualmente. Foi oDelegado Técnico do Paraguai, no Rio de Janeiro em 2010, e atuou como júri na ocupação de refrigeração. Na WorldSkills Americas foieleito como Vice presidente do Comitê de Marketing e Relações Institucionais.
É formado em Tecnólogo em Eletricidade, especializado em Controle de Processos Industriais assim como em Sistemas de Gestão deQualidade.
Tesoureiro
Carlos Eyharchet – Argentina
Trabalha em Educação Técnica e Formação Profissional desde 1975 como professor em ambos os níveis educativos. Desde 1993 atua como diretor de um Centro de Formação Profissional na Cidade de Buenos Aires. Tem sido o responsável pela coordenação e desenvolvimento da formação de distintos projetos de formação para trabalhadores desempregados. Foi responsável da implementação da Competição Nacional de Formação Profissional para a Indústria da Construção entre o ano de 2010 e 2014. Atua como Delegado Oficial da Argentina na WorldSkills Internacional desde 2010. Integra a Diretoria da WorldSkills Americas desde 2015. Desde 2004 é Gerente da Rede de Instituições de Educação e Trabalho da Fundación UOCRA, que conta com 31 Centros de Formação Profissional e mais de 20 Instituições de Ensino Primário e Secundário de adultos em distintas regiões do país as quais concorrem anualmente mais de 17.000 alunos. É graduado como Especialista em Administração de Entidades Educativas, é Licenciado em Relações Trabalhistas.
Diretor Executivo
Roberto Monteiro Spada – Brasil
Tem trabalhado em sistema de educação profissionalizante desde 1974 atuando como professor, coordenador, gerente de divisão de planejamento curricular, Diretor de Escola técnica e como Diretor Técnico do SENAI – São Paulo, Brazil onde foi responsável por 152 unidades escolares técnicas incluindo aprendizagem de níveis técnicos e tecnológicos as quais representam aproximadamente 863.000 inscrições por ano. Atualmente é o Diretor de Relações Externas do SENAI – São Paulo.
Sua experiência inclui 11 competições internacionais, 11 competições nacionais brasileiras e 11 competições regionais no estado de São Paulo. Na WorldSkills International, atuou como Delegado Técnico brasileiro até 2009 e foi Júri Presidente em diversas ocupações por várias Competições. Tornou-se “Vice President Special Affairs” eleito para o mandato de 2007 a 2011, sendo reeleito para o segundo mandato de 2012 a 2015.
Na WorldSkills Americas foi eleito para atuar como “Chief Executive Officer”. É graduado em Matemática, Física e tem especialização em Qualidade da Educação como também Automação da Manufatura.