WSA Logo Menu

Diretoria 2024 – 2025

 

Arsenio Fernández Calatayud

Presidente
Arsenio Fernández Calatayud – Chile

Tem desenvolvido diversas atividades laborais relacionadas com a Formação Técnica desde 1985, desempenhando até 1997 atividades de Diretor de diversos estabelecimentos de Educação Técnica de Nível Médio da especialidade Agropecuária, no Liceu Agrícola La Patagônia de Coyhaique, na Escola Agrícola Superior de Molina e no Instituto Agrícola Pascual Baburizza.

Desde 1998 até 2006 assume a função de Gerente de Administração e Finanças da Corporação Educacional da Sociedade Nacional de Agricultura, tendo como responsabilidade a Gerência Geral desde 2007.

É graduado Engenheiro Agrónomo pela Pontifícia Universidade Católica de Chile no ano de 1979, e diplomado em Administração de Empresas nas Universidades de Talca e Universidade Católica de Chile.

No ano de 2015 compartilhou responsabilidades na criação da Fundação WorldSkills Chile, da qual é Presidente.

Também desempenhou funções públicas, no Ministérios da Agricultura e no Ministério do Interior de Chile, e em empresas privadas como Gerente de empresa frutícola.

 

 

Vice Presidente
Maura Corporán Solano – República Dominicana

Sra. Corporán tem 34 anos de experiência na área de Educação e Formação Profissional, dos quais 29 anos correspondem ao Instituto Nacional de Formação Técnico Profissional (INFOTEP) da República Dominicana. Durante esses anos desempenhou oito (8) cargos, desde o nível Técnico até o nível Gerencial. Atualmente está como Gerente de Normas e Desenvolvimento Docente.

Dentre suas responsabilidades está a de promover projetos de desenvolvimento tecnológico e didático, aplicados a formação profissional. A respeito disso, desde que é a administradora, tem sido responsável em impulsionar e estabelecer o sistema de formação por competência, treinamento a distância, quadro nacional de qualificações no INFOTEP. Entre os projetos mais recentes é a participação do INFOTEP em eventos tecnológicos internacionais como a WorldSkills Américas, atuando como Delegada Técnica da República Dominicana nas competições de 2010 no Rio de Janeiro, Brasil. Atualmente é a Vice Presidente do Comitê de Educação e Formação Profissional da WorldSkills Américas.

Formada em Psicologia, mestra em Administração Pública e Ciências da Educação com especialização em Currículos, Instrução e Tecnologia. Além disso tem realizado diferentes cursos nacionais e internacionais sobre Formação Profissional, Capacitação e Emprego, Produtividade, Gestão de Qualidade, Gestão de Projetos, Aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação da Formação Profissional e Sistemas de Formação e Certificação de Qualificação Profissional, e quadro nacional de qualificações entre outros.

 

Roy Ramírez Quesada

 

Comitê de Desenvolvimento Estratégico
Roy Ramírez Quesada – Costa Rica

 

Ele tem 20 anos de experiência em educação e treinamento técnico profissional, trabalhando em diferentes posições no Instituto Nacional de Aprendizagem da Costa Rica (INA), desde ensino, coordenação de processos de trabalho em gestão tecnológica, gerenciamento de projetos até o trabalho na vice-gerência técnica e na presidência executiva.

 

Desde 2014, é responsável por questões de cooperação internacional relacionadas ao processo de adesão da Costa Rica à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico da OCDE como um link e ponto de contato do INA na equipe da Costa Rica “Skills Beyond School Review of Costa Rica”e como delegado ao grupo de especialistas em educação técnica e treinamento vocacional da OCDE. (GNEVET), mas essa abordagem também o levou a liderar os processos WorldSkills e o programa de cooperação K-Star com a HRD Korea.

 

Ele foi membro do comitê organizador central dos Jogos Olímpicos Técnicos da INA 2012, 2013, 2015 e co-responsável pelos aspectos de design, logística, infraestrutura e instalações.

 

Trabalhou como Especialista Chefe no teste de Desenho Arquitetônico nas Olimpíadas Técnicas de 2012 da INA e como intérprete no WorldSkills Sao Paulo 2015 e WorldSkills Abu Dhabi 2017

 

A partir de maio de 2018, ele se torna o Delegado Técnico da WorldSkills Costa Rica projetando e liderando a nova estratégia INA-WorldSkills, proposta como um processo integral de mudança na abordagem e no propósito de vincular a Costa Rica à WorldSkills, buscando transformar esse relacionamento e as oportunidades que dele derivam uma estratégia institucional para a melhoria dos serviços e o crescimento técnico dos colaboradores sob padrões internacionais.

 

Arquiteto por profissão, ele possui 15 anos de experiência como designer e consultor privado, setor em que permanece ativo.

 

Comitê de Desenvolvimento Estratégico
Carlso Hernández Mendocilla  – Peru

 

 

Yesid Rusinque

 

Comitê Técnico e de Competição
Yesid Rusinque – Colômbia

 

Quanto ao meu perfil profissional, posso dizer que sou engenheiro de sistemas e tenho mestrado em administração.

 

Entrei no Serviço Nacional de Aprendizagem (SENA) da Colômbia em 1995, inicialmente para trabalhar no desenvolvimento e implementação do sistema de informações de aprendizagem da entidade. Mais tarde, tive a maravilhosa oportunidade de ser instrutor do SENA nas áreas de redes de computadores, desenvolvimento de software e manutenção de equipamentos de informática.

 

Em 2001, fui para a Diretoria Geral, de onde participei por 10 anos no desenvolvimento e implementação de projetos inovadores de alto impacto para o SENA, como treinamento virtual, salas de aula móveis e itinerantes, a Rede TecnoParques e a implementação de ferramentas TIC para fortalecer os processos de treinamento na Colômbia.

 

Desde 2010 e por 4 anos, fui Coordenador do Grupo de Inovação Tecnológica para Formação Profissional do SENA, ao qual foi atribuída a liderança e gestão da estratégia WorldSkills Colombia em 2011, período em que trabalho o papel do Delegado Técnico da Colômbia na WorldSkills Americas e WorldSkills International.

 

Estou convencido de que as competências são uma ferramenta poderosa para melhorar a qualidade dos processos de treinamento do SENA, permitindo medir com colegas de outros países, reconhecer as melhores práticas em todo o mundo, identificar tecnologias de ponta e visualizar tendências global de diferentes setores do conhecimento.

 

Eu também acredito que o maior impacto e benefício é dado pela oportunidade de estabelecer redes de contatos que permitam criar sinergias e desenvolver um trabalho colaborativo entre as diferentes entidades membros, proporcionando condições para melhorar a qualidade dos processos de treinamento, proporcionando aos aprendizes do setor produtivo de alta qualidade e relevância, apoiar o crescimento e a competitividade do setor produtivo de nossos países e fortalecer sua incorporação à dinâmica econômica global.

 

Dario Walcott

 

Comitê Técnico e de Competição
Dario Walcott – Barbados

 

Dario Walcott trabalha na área de Educação e Treinamento desde 2013, quando ingressou no TVET Council (TVETC) Barbados como Oficial Técnico. O TVETC é a agência governamental encarregada de planejar, coordenar e estabelecer padrões e qualificações para o Departamento Técnico e Vocacional nacional.

 

Sistema de educação e treinamento (TVET) em Barbados.

 

No entanto, o histórico de Dario começa na área da contabilidade, na qual ele possui um diploma de bacharel. Desde a passagem dos campos até a Educação e o Treinamento, ele obteve um Nível 4 de Qualificação Profissional do Caribe (CVQ) no Caribe e é um Assessor certificado. também é treinado como verificador interno e externo. Ele também concluiu o treinamento de Desenvolvimento de Currículo (DACUM) e Currículo Sistemático e Desenvolvimento Instrucional (SCID) na Ohio State University, EUA, bem como certificação de Reconhecimento de Aprendizagem Prévia (RPL) com Red River College, Canadá. Atualmente, trabalha no MBA em Liderança e Inovação na Edinburgh Napier University, na Escócia.

 

Em 2016, tornou-se presidente do Comitê Organizador Local (LOC) da WorldSkills Barbados (WSB) e liderou com sucesso duas competições nacionais. Foi nomeado Delegado Técnico em 2016 e participou dos eventos da WorldSkills International desde então. Foi Presidente do Júri em 2017 na WorldSkills Abu Dhabi e Delegado do Comitê de Competições em 2019 na WorldSkills Kazan.

 

 

Comitê de Educação e Desenvolvimento Profissional
Carlos Ruedas – Guatemala

 

 

Comitê de Educação e Desenvolvimento Profissional
Salomón Ceballos – México

 

 

 

Conrado Reinke

 

Comitê de Marketing e Relações Institucionais
Conrado Reinke – Argentina

 

Atualmente, ele é presidente da WORLDSKILLS ARGENTINA e chefe do consultor de emprego e formação profissional da GLOBAL LABOR. Em sua longa carreira, ele foi Secretário Assistente de Formação Profissional do Ministério do Trabalho, Emprego e Seguridade Social da Nação, onde tinha a responsabilidade de propor, administrar, supervisionar e executar em nível nacional e de maneira coordenada com as autoridades, políticas, planos provinciais, programas e ações de treinamento vocacional necessários para atender às necessidades de pessoal das organizações e empresas e desenvolver as habilidades necessárias para a integração e manutenção no mundo do emprego e do trabalho.

 

Ele é membro do Conselho de Peritos do Ministério do Desenvolvimento Social da República Argentina sobre Formação Profissional.

 

Durante 2018, ele foi um normalizador do S.O.E.M.E. que em apenas 365 dias materializou um excedente de 240 milhões de pesos, a regularização de todos os seus trabalhadores, a melhoria de todos os seus edifícios e antes de atingir um ano de sua designação, no papel de auditor judicial solicitou a chamada para eleições.

 

Ele é advogado da Universidade de Buenos Aires, especialista em Direito Contencioso e Direito do Trabalho, com uma visão estratégica da resolução de conflitos coletivos complexos.

 

Ele é especialista em Normas Internacionais do Trabalho, com um diploma concedido pela O.I.T (Cartagena Colômbia).

 

É mestre em Direito do Trabalho e Relações Internacionais do Trabalho pela Universidade Tres de Febrero; bem como uma Especialização em Direito do Trabalho e Prevenção de Fatores de Risco concedida pela OIT (Turim, Itália) e uma Especialização para Especialistas Latino-Americanos em Relações Trabalhistas da Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha).

 

Da mesma forma, desde 2013, ele é membro do Programa SOLVE / Trainer da Organização Internacional do Trabalho; e em 2014 participou do curso de Normas Internacionais de Direito do Trabalho, ministrado pela OIT.

 

Ele trabalhou nos estudos Chiodo & Asociados; Zang, Bergel e Viñes; Bulló, Tassi, Estebenet, Lipera e Torassa; e Marval, O’Farrell & Mairal.

 

Desde 2010, fundou e é o proprietário do Estudo Reinke, do qual prestou consultoria contenciosa sobre políticas trabalhistas no campo do Direito Coletivo e Individual; assessoria a empresas e sindicatos em questões jurídicas e treinamento vocacional.

 

Vinicio Morales

 

Comitê de Marketing e Relações Institucionais
Vinicio Morales – Guatemala (IN MEMORIAN)

 

Tem trabalhado em Formação Profissional por 26 anos, iniciando com o desenho e produção de material educativo escrito, áudio, vídeo e modelos didáticos. Esteve a cargo do Centro de Multimídia e Desenho de Programas Gerais na Divisão Técnica do INTECAP. Foi responsável pela Imagem, Publicidade e Comunicações do INTECAP durante 8 anos e atualmente é responsável pelas Relações Internacionais do INTECAP, na Guatemala. Na WorldSkills tem sido o Delegado Oficial e tem coordenado as competições internas da Guatemala. No campo pessoal é arquiteto e licenciado em Arte, sendo autor, diretor e docente de arte dramática multipremiado nacionalmente. Desenvolveu o currículo do curso de licenciatura de Desenho Gráfico nas especialidades de Multimídia e Editorial na tricentenária Universidad de San Carlos de Guatemala. Valoriza profundamente a Gestão do Conhecimento, assim como os Valores Éticos, Morais e Profissionais na Formação Profissional.

 

 

Roberto Monteiro Spada
Diretor Executivo
Roberto Monteiro Spada – Brasil

 

Tem trabalhado no Sistema de Educação Profissional desde 1974 atuando como professor, coordenador, gerente de divisão de planejamento curricular, Diretor de Escola técnica e como Diretor Técnico do SENAI – São Paulo, Brasil onde foi responsável por 152 unidades escolares técnicas incluindo aprendizagem de níveis técnicos e tecnológicos as quais representam aproximadamente 863.000 inscrições por ano. Atualmente é o Diretor de Relações Externas do SENAI – São Paulo.

 

Sua experiência inclui 16 competições internacionais, 4 competições as Américas, 11 competições nacionais brasileiras e 11 competições regionais no estado de São Paulo. Na WorldSkills International, atuou como Delegado Técnico brasileiro de 1998 até 2009 e foi Júri Presidente em diversas ocupações por várias Competições. Tornou-se “Vice President Special Affairs” eleito para o mandato de 2007 a 2011, sendo reeleito para o segundo mandato de 2012 a 2015.

 

Tem colaborado com a WorldSkills International nas atividades de auditoria das Competições.

 

Na WorldSkills Americas foi eleito para atuar como “Chief Executive Officer”. É graduado em Matemática, Física e tem especialização em Qualidade da Educação como também Automação da Manufatura.